12 de setembro de 2007

A História do Hachimaki


Desde a antigüidade os japoneses costumam usar faixas na cabeça, os chamados hachimaki para demonstrar o espírito de decisão e de esforço. Durante as batalhas, eles colocavam a faixa antes da armadura pois esta tinha duas finalidades, o de demonstrar o espírito guerreiro e também servia como uma espécie de almofada pois o kabutô (capacete) se colocado diretamente na cabeça machucava um pouco.

A palavra hachimaki pode ser traduzida de duas formas como “enrolar ao redor da cabeça”, pois hachi significa ao redor da cabeça e maki, envolver. Porém a palavra hachi também pode ser lida como recipiente e, para esta leitura, há uma explicação de que o termo seja oriundo dos antigos barris (taru) feitos totalmente de bambu trançado, cujo aro que segurava era chamado de hachimaki.

A tradição do hachimaki se tornou conhecida no Ocidente durante a II Guerra Mundial, quando os kamikazes (pilotos suicidas) utilizavam a faixa com o desenho da bandeira japonesa, o chamado asahi hachimaki. Também chamou a atenção do mundo quando o famoso escritor japonês Yukio Mishima, que utilizava um hachimaki, cometeu suicídio cortando a própria barriga (hara-kiri).

Mas, independente das tragédias, o fato de usar hachimaki ainda hoje tem a conotação de demonstração de confiança, segurança e concentração de energia para alcançar um objetivo sendo utilizado em situação de esforço intenso. Por exemplo os estudantes costumam usar em períodos de provas para auxiliar na concentração e os atletas o utilizam em competições esportivas.

Além disso, alguns profissionais fazem uso dele para demonstrar confiança na atividade em que atuam. Os sindicalistas japoneses também têm o hábito de colocar hachimaki durante as campanhas salariais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho volte sempre!