12 de setembro de 2007

CARPE DIEM


Em japonês seria exatamente o termo ISSHOUKENMEI que se escreve com quatro ideogramas.
O primeiro ideograma é “número um, o primeiro, o único”. O segundo é “nascer, viver”. O terceiro é “pendurar o pescoço de cabeça para baixo” e o quarto é “vida, de vida ou morte”.

Literalmente significa “viver o único dia dando a sua vida como se pendurasse o seu pescoço de cabeça para baixo a beira da morte”. Sinceramente, se um brasileiro nato ou até mesmo um descendente de japonês que não tenha conhecimento da cultura japonesa, soubesse o sentido desse termo iria dizer “áfimaria, pelamordideus”, eu não quero viver assim não”. Realmente é uma expressão que arrepia o corpo inteiro, mas o povo japonês costuma dizer isso freqüentemente para dar força, dar mais energia positiva e incentivar seus filhos, seus amigos e seus parentes quando estes estão passando por uma fase ou uma situação difícil.

Como eu sou nissei, tendo pais e irmãos japoneses, fui criada e cresci ouvindo “ISSHOUKENMEI GANBATTE NE”. Eu acho que naquela época em que meus pais tinham vindo como imigrantes com visto permanente, com a determinação de viverem para sempre no Brasil, passando pelas dificuldades de adaptação da língua, clima, alimentação e principalmente da sobrevivência, toda vez que diziam para seus filhos “ISSHOUKENMEI GANBATTE NE” que quer dizer em português cotidiano “vá em frente, não se desanime, vai dar tudo certo”, eu acredito que eles estavam repetindo para eles também no seu subconsciente.

Quando nós queremos fazer alguma coisa, se pensarmos “farei se puder, farei quando tiver tempo”, nada conseguiremos. Precisamos agir resolutamente com determinação até terminar o objetivo.

Todavia, fazer aquilo de que realmente gosta é muito mais trabalhoso do que fazer aquilo que não gosta, pois neste caso é apenas seguir o que o seu chefe quer e basta se mover do jeito que ele quer e não do jeito QUE VOCÊ QUER e nada mais, apenas isso. Agindo dessa forma, o tempo vai passando e você não vai perder o seu emprego. Entretanto, fazer o que você tem na sua mente, o que o seu coração manda, testar o seu talento acalentado desde a sua infância, aquela verdadeira paixão que você tem numa determinada profissão, é mil vezes mais penoso e árduo de se concretizar porque é necessário plantar na sua consciência a expressão ISSHOUKENMEI e seguir em frente sem olhar para trás, sem arrependimento, somente ISSHOUKENMEI.

Sim, é dificílimo, mas quando você conseguir alcançar a sua meta, mostrar o seu dom natural, provar a sua capacidade, você certamente vai sentir aquela felicidade que emana do fundo do seu coração porque você o fez ISSHOUKENMEI. E a felicidade nada mais é do que você se sentir bem e como conseqüência, o sucesso vem atrás. Na minha opinião, primeiro é fazer ou pelo menos tentar fazer de corpo e alma, ISSHOUKENMEI, depois as coisas materiais aparecem como resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho volte sempre!