12 de julho de 2014

Organize seus sapatos: ideias de sapateiras


Reportagem Visual Juliana Hamacek | Texto Victor Lessa | Fotos Renato Navarro

É muito comum as pessoas terem mais sapatos do que lugar para guardá-los. Estas ideias ajudarão você a criar área extra para armazenar seu salto alto e o tênis preferido.
Um dos desafios de Débora Durigon neste projeto era desafogar o closet da moradora. Por isso, a arquiteta criou um móvel híbrido, que, além de abrigar calçados, serve de aparador para TV e objetos. Dividida em três partes,a peça (execução da Regiani Móveis) traz prateleiras retráteis – os vãos entre as bandejas variam de tamanho conforme o tipo de sapato. Nas portas, as ripas abertas foram pensadas para ventilar o interior. O móvel tambémtem seu lado sustentável: “Se chegarem novos pares, alguns antigos precisarão ser doados”, brinca Débora.

                                   






Primeiro, veio a estante de estilo industrial (Mult-Rodas). Depois, a sacada de pintá-la de vermelho. Então chegaram os livros, e, só por último, os tênis, que dali não mais saíram. “Deixei-os nas prateleiras devido à praticidade na hora de escolher qual deles usar. Mas também gostei do despojamento que conferiram ao ambiente”, conta o revisor de textos Paulo Kaiser, dono do apartamento. Encaixado no nicho ao lado do armário antigo, o móvel ainda trouxe um ar moderno ao quarto.





Falta de espaço era o principal problema deste apartamento. “O morador tem coleções de diversos objetos. Organizá-los virou a grande questão”, conta a designer de interiores Mayra Navarro, autora do projeto. Para acomodar os inúmeros pares de sandália do proprietário, foi desenhada esta caixa com visor de vidro, que deixa os solados multicoloridos à mostra. Isso facilita a escolha e valoriza os calçados de estimação. Feita de compensado naval revestido de laminado branco e com topo aparente, a peça complementa o painel da TV, que dispõe de prateleiras para toy arts e CDs.


O armário com portas de correr já fazia parte do mobiliário fixo da casa. “Só precisei reformá-lo para incluir as prateleiras. Assim, consegui espaço para malhas dobradas e sapatos”, conta a designer de interiores e moradora Luiza Biagi, da 2L Arquitetura. As blusas ela separou por cores, e os pares, por tipo e altura do salto. Um sachê antimofo perfumado ajuda a neutralizar possíveis odores, e a sola dos calçados é limpa antes de irem para o armário.





Ao abrir o que parece ser um revisteiro, a surpresa: os nichos trazem sandálias, tênis e sapatilhas. Os calçadospodem tanto ficar à mostra quanto escondidos atrás das placas basculantes brancas. “Este é um móvel usado na organização de lojas. Um amigo o adaptou como sapateira em seu closet e, quando mudou de casa, me deu a peça de presente”, conta a moradora. A estrutura aparente de metal combinou perfeitamente com o visual descolado que ela queria imprimir a seu quarto. Roupa de cama do Mundo do Enxoval e tapete da By Kamy.






Inspirada na estante Oto 100, criada pelo estúdio de design dinamarquês Muuto com cilindros de fibra de vidro, nossa repórter visual Juliana Hamacek bolou para seus filhos esta sapateira de cores vivas usando recipientes para lixo reciclável (Mult-Rodas). Simples assim: bastou agrupar oito contêineres e amarrá-los com uma faixaelástica, comprada num armarinho (o nó ficou escondido embaixo). A invenção pode, ainda, funcionar como porta-brinquedos. No beliche, a roupa de cama é da Tok & Stok.












3 comentários:

  1. Oiiii
    Obrigada por sua visita lá no Blog, passando pra retribuir e agradecer.
    Adorei o post e o seu Blog, parabéns!!!
    Uma ótima semana pra ti e volte sempre, tem post novo por lá ;)
    Beijos

    www.singelabeleza.com

    ResponderExcluir
  2. gosto de nichos ,e adorei a ideia de colocar os sapatos dentro deles,,tem sorteio no meu blog convido vocês a participarem

    ResponderExcluir
  3. Adorei quase todas as idéias ! São ótimas pra quem não tem espaço e ainda fica bem organizadinho !
    bjokas :*
    http://coisas-de-moicnhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho volte sempre!