27 de julho de 2013

Especialistas dão dicas para aumentar e diminuir os lábios e fazer o batom durar mais

Especialistas dão dicas para aumentar e diminuir os lábios e fazer o batom durar maisO batom vivo também apareceu na última edição da SPFWAndre Muzell/Agnews
O batom é um dos itens indispensáveis na nécessaire. Rápidos de aplicar, eles acendem qualquer produção em poucos segundos e podem ser usados para aumentar e até mesmo diminuir o tamanho dos lábios. Com os truques certos, é possível arrasar no make e fazer a cor durar o dia todo, sem as temidas “borradas” e as várias escapadinhas para fazer os retoques.
“Há mulheres que têm medo das cores fortes, como o pink e o vermelho, mas toda mulher segura um belo batom. Fica sensual e completa a produção naqueles momentos de pressa”, diz a maquiadora Herta Marques, do Cat´s CabeleireirosVila Olímpia. Para quem quer uma cor forte e viva, a dica da profissional é passar o produto diretamente nos lábios. “Se estiver em um local onde o make não é seu, se prefere uma cor menos intensa, é preciso usar o pincel”, completa.
A cor ideal
Para que a cor da moda seja garantia de sucesso, as profissionais indicam ficar atenta ao tom da sua pele. “Agora as tendências são as cores mais escuras e invernais. A pele clara é bem abrangente, e vai bem com a maioria delas, mas é preciso cuidado com cores como o vinho muito escuro e os marrons, que saltam demais e podem evidenciar muito a palidez”, conta a maquiadora Ana Paula Basílio.
Para as negras, Ana Paula aconselha o uso dos batons fortes do momento, como o burgundy e o marrom. “É preciso cuidado apenas com as cores muito claras, como o rosinha, que podem dar contraste estranho com o tom de pele”, indica. De acordo com ela, a única maneira de saber qual será o efeito de um batom é provar e ver se o resultado está harmônico: o produto perfeito não deve guerrear com a sua pele por atenção, deve ser um complemento.
Aumentando os lábios
Quem nunca sonhou com um bocão ao estilo Angelina Jolie? Uma boca bem contornada e carnuda é um dos símbolos da sensualidade feminina, e o batom pode ser seu grande aliado. “Para parecer maior é importante destacar o contorno dos lábios. Então passe o lápis da mesma cor do batom no contorno e vá levando para o centro, para não ficar tão marcado. Em seguida, aplique o batom por toda a boca, carregando mais no centro”, ensina Ana Paula.
Outra dica da maquiadora é usar uma haste flexível para passar corretivo, da cor da sua pele, depois do batom, bem de leve ao redor dos lábios, para criar luminosidade. Assim você leva o brilho para o centro, criando o efeito visual de uma boca mais carnuda. Os brilhos labiais também ajudam na tarefa, quando passados também na parte central da boca.
Quer aumentar ainda mais? Herta aconselha que você use o pincel para passar o batom com um contorno externo, um pouco para fora do desenho natural dos lábios. “Você também pode passar o batom e usar no centro da boca um tom um pouco mais claro que o do resto, evidenciando esse contorno maior”, ensina.
Diminuindo a boca
Se os seus lábios são carnudos, e isso te incomoda, é possível disfarçar. “Para quem tem a boca muito grande não é indicado usar gloss. Opte por um batom mate, sem brilho ou com pouca cintilância. Aplique apenas uma camada nos lábios e sempre em menor quantidade”, conta Ana Paula. “Contornar levemente e usar sempre batons mais claros evidencia menos”, complementa Herta.
Cobertura para a noite toda
Quem nunca passou pela situação de sair para a festa com a boca linda, e chegar com o batom já clarinho, quase nulo? Existe solução para esse problema, basta tomar alguns cuidados na hora de aplicar a cor escolhida. As duas maquiadoras dizem que uma boa forma de aumentar a durabilidade é aplicar o batom e depois passar uma leve camada de pó compacto ou mineral para “secar”, seguido de uma nova camada da cor. Isso faz com que a durabilidade seja maior, pois tira o excesso de umidade. “Use uma quantidade mínima.Coloque um pouco num pincel, tire o excesso e dê apenas uma batidinha com o pó, para também não correr o risco de craquelar”, adverte Ana Paula.
Outra dica que foi unanimidade entre as profissionais é o uso do lápis da mesma cor do batom em toda a boca, que segura melhor a cor. O velho truque de usar corretivo antes da cor também funciona bem, embora não vá acabar com a necessidade de um retoque eventual durante a noite.
Batom mate
Os tons mate são a cara do inverno e eles têm uma durabilidade muito maior que a dos cintilantes. No entanto, secam rápido e pode ser um verdadeiro transtorno limpá-los em caso de erro. “Eu aconselho sempre a usar o pincel, fazendo o desenho primeiro, e depois passar normalmente no centro. Dessa forma você corre menos risco de borrar e fica mais fácil de corrigir”, diz Ana Paula.
Para ficar mais fácil de aplicar sem o efeito craquelado, parecendo que seus lábios estão rachados, Herta aconselha o uso de um hidratante labial antes do batom. “Passe nos lábios e, com eles fechados, faça uma massagem. Retire o excesso e passe o batom, vai ficar mais fácil de deslizar e não vai craquelar”, finaliza. 

Um comentário:

  1. Por sorte,estou muito feliz com o tamanho dos meus lábios! :),mas é bom saber...

    http://blogmarlymagmac.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho volte sempre!