21 de maio de 2013

Especialista em cabelo conta os principais segredos para ter fios saudáveis



Renata Souza, sócia do Dios Spa, conta como os problemas de saúde interferem na beleza do cabelo e ensina a cuidar corretamente dos fios

Publicado em 04/05/2012
Reportagem: Letícia Homsi - Edição: MdeMulher
Quer saber o segredo para ter cabelos saudáveis? "Conhecê-los bem e adotar os cuidados necessários", diz a especialista Renata Souza. Autodidata, a empresária, sócia do Dios Spa, em São Paulo, herdou da família a vocação para cuidar dos fios. Tudo começou com sua bisavó Mercedes, que cultivava plantas terapêuticas no jardim de casa. "Ela preparava remédios caseiros e passou o conhecimento para a minha avó, que começou a fazer experiências, como usar chá de camomila para clarear os cabelos", conta. A profissionalização veio com a geração seguinte - a mãe da expert se interessou pelo assunto e investiu na carreira, inaugurando dois salões: o Laces and Hair e, mais recentemente, o Dios, ambos em São Paulo.

Quais as queixas mais frequentes das clientes em seus salões?

A reclamação mais comum é o excesso de oleosidade na raiz, muitas vezes responsável pela queda. Para esse problema, indico a limpeza profunda do couro cabeludo com produtos à base de extratos naturais e hidratação com aminoácidos. Outra queixa são fios danificados. Aí sugiro o bordado, uma técnica que remove as pontas ressecadas e quebradiças sem mexer no comprimento ou no volume. É ótimo para quem abusa dos processos químicos, como tintura e alisamento. Há, ainda, outros métodos complementares para restaurar os cabelos, como o que utiliza uma vela para aquecer e abrir as escamas, facilitando a absorção de nutrientes.

É verdade que alguns problemas de saúde podem ter influência direta na beleza dos cabelos?

Quem sofre com alterações de tireóide pode ter os bulbos dilatados, aumento da oleosidade e queda. Disfunções hormonais, como atraso do ciclo de menstruação, gravidez ou ingestão de hormônios também resultam em oleosidade excessiva e fios opacos. Fazemos uma avaliação bem completa para saber onde está o problema. Vários fatores influenciam nesse processo e as respostas nos ajudam a identificar parte do histórico de saúde da cliente nos últimos meses. Assim, podemos relacioná-los com os danos que encontramos.

Que tipos de erros são mais comuns?

Esfregar os cabelos na toalha ao sair do banho ou durante a lavagem, pois pode levar à quebra. Usar produtos inadequados (xampus hidratantes em raiz oleosa, por exemplo), manter o secador muito próximo aos fios na hora de fazer a escova, dormir com o couro cabeludo molhado, exagerar no leave-in e abusar dos elásticos com metal .

Há uma maneira correta de lavar os cabelos?

Diluir o xampu em dois dedos de água. Para não errar, use um recipiente de mais ou menos 200 ml, cubra o fundo com o produto e, em seguida coloque a água morna. Despeje no alto da cabeça e esfregue bem o couro cabeludo. A espuma que se forma e cai sobre o comprimento é suficiente para limpar o restante dos cabelos. Espalhe-a suavemente em direção às pontas, como se selasse os fios. Faça isso duas vezes. Na hora do condicionador, dissolva o equivalente a uma moeda de 1 real do produto em dois dedos de água. Se você tiver cabelo comprido, separe-o em duas mechas e mergulhe cada uma delas no pote com a mistura até a altura do maxilar. Assim, o creme é aplicado somente nas pontas.

O sal presente no xampu realmente prejudica os fios?

Não. A quantidade existente no xampu ajuda a produzir espuma e facilita a aplicação. 

Um comentário:

  1. adorei o post...sucesso em seu blog...bjinhos
    blogsabrinasecret.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho volte sempre!