23 de setembro de 2012

"Maquiagem é treino, ninguém nasce sabendo", diz Vanessa Rozan

 Foto: Edson Lopes Jr / Terra
Vanessa é colaboradora de beleza do programa 'Mais Você', da TV Globo, e dá cursos de maquiagem 
Foto: Edson Lopes Jr / Terra

Resolvi postar essa entrevista do terra, pq adoro essa maquiadora e compartilhar com vocês um pouco da sabedoria dela... Deliciem como eu desta matéria. Bjokas saudades, em breve volto com força total com posts e vídeos, a vida ta voltando ao normal, até que enfim boa semana a todos.


FERNANDA FROZZA


“Posso só passar rímel antes de fotografar?”. É dessa forma que a maquiadora Vanessa Rozan, de 31 anos, atende a reportagem do Terra em seu salão, o Liceu de Maquiagem, na zona oeste de São Paulo. Com vestido preto, sapatilha, cabelo preso, blush rosa e batom clarinho, ela abre o nécessaire e termina a produção enquanto explica que nunca gostou de exageros e prefere “imitar o natural”.
Após trabalhar como porta-voz da MAC por seis anos, Vanessa foi convidada em 2009 para ser a maquiadora oficial Esquadrão da Moda, um reality show do SBT que promete repaginar o visual dos participantes. Hoje, ela é colaboradora de beleza do programa Mais Você, da TV Globo, e dá cursos de maquiagem para leigos, curiosos e até profissionais no assunto.
Mesmo com toda essa bagagem, ela conta que trabalhar na televisão não fazia parte dos seus planos, mas que o mais gostoso de ser maquiadora (além de poder provar todos os produtos na própria pele!) é poder transitar entre vários mundos, desde o backstage de um desfile até as gravações de um programa.

Longe das câmeras, ela equilibra o tempo entre os cuidados com Pina, sua filha de dois meses, e o salão. Com as ideias da proprietária, o Liceu de Maquiagem tem todo um clima retrô e é dividido em três partes: o espaço para dar aulas, o cantinho da noiva e o salão de beleza, onde é atendido um cliente por vez. Tudo – absolutamente tudo - é decorado nos mínimos detalhes, com espelhos de vovó, luminárias, balcões cheios de produtos, papel de parede vintage, uma banheira charmosa e pinturas em porcelana feitas por Vanessa.
Enquanto mostrava o local, ela disse ao Terra como se apaixonou por maquiagem, enumerou os erros mais comuns na hora de preparar a pele, contou o jeito certo de passar blush, a melhor forma para disfarçar as rugas, truques para o batom vermelho durar mais tempo e ainda indicou os produtos do momento. Acredite, maquiagem só depende de treino. Confira a seguir:
Terra: Como foi seu primeiro contato com maquiagem?
Vanessa Rozan: Na infância, quando eu descobri o que era maquiagem, foi com a minha vó. Ela tinha uma penteadeira bem grande, bonita e simples, e eu não podia mexer. Depois isso foi voltar mais na adolescência, quando eu passava maquiagem para sair, usava lápis preto e um pouco de corretivo. Sempre usei pouca maquiagem. Nunca fui de passar muita coisa.
T: E como você decidiu ser maquiadora?
VR: Quando eu terminei o curso de comunicação social, já estava trabalhando em agência e não era tanto o que eu gostava de fazer. Larguei tudo, saí do lugar em que eu trabalhava e fui fazer um curso no Senac de técnico em cabeleireiro. Depois eu pensei: “ah, vou fazer o curso de maquiagem como complemento”. Aí comecei a gostar de maquiagem, passei a gostar mais de maquiagem, fui abandonando o cabelo aos poucos, terminei os dois cursos e, por acaso, a MAC tinha acabado de abrir naquele ano, no shopping  Iguatemi. Fui até a loja fazer uma compra com meu professor na época, o Beto França, descobri que eles estavam contratando vendedores e eu fiquei seis meses na loja. Aí o negócio foi crescendo, nunca foi uma coisa muito planejada: “ai, nossa, quando crescer eu vou ser maquiadora”. As coisas foram acontecendo naturalmente. Eu não tinha nenhuma pretensão de chegar a algum lugar. Só queria aprender uma coisa nova.
T: Você queria trabalhar em TV?
VR: Eu trabalhei na MAC por seis anos e, durante esse tempo, minha figura era como a da porta-voz da marca. Fazia backstage, SPFW e até semana de moda em outros países. Quando surgiu o convite do Esquadrão da Moda, que foi quando eu realmente aprendi o que era fazer TV, achei que era uma pegadinha. Eu adorava o programa, tanto o britânico quanto o americano, e aceitei meio rindo. Quando vi que o negócio era sério, conversei com o Aldrin e a gente começou a gravar em duas semanas. Foi uma puta escola porque ele ia me falando do jeito que eu falava. É horrível se ver na televisão e ouvir a sua própria voz, mas o mais legal de ser maquiadora é poder transitar por todos esses mundos.
T: Existe uma ordem melhor para se maquiar?
VR: Existe uma ordem melhor que para mim funciona, mas pode não funcionar para outras pessoas porque eu já vi maquiadores fazendo de diferentes maneiras. Primeiro eu passo hidratante, depois passo um primer para minimizar os poros mais largos e visíveis se for necessário e, em seguida, uso uma base fina e líquida. Pode ser um hidratante com cor também – vai depender muito do gosto e do quanto precisa de cobertura a pele. Só no fim uso o corretivo porque a base já vai neutralizar muita coisa. Se você passar o corretivo depois, acaba colocando menos produto. O resultado fica mais natural, menos com cara de “oi, me maquiei!”.  
T: Como acertar na cor da base e do corretivo?
VR: A melhor coisa é não comprar correndo e sempre testar na pele. Sempre passar no maxilar ou  no nariz. Se a mulher estiver com pressa, maquiada ou não conseguir passar, pelo menos tente provar no colo. O maior erro das mulheres é provar na mão. Às vezes acontece muito da brasileira tomar sol no corpo e proteger o rosto.  Eu percebo que a maioria das brasileiras tem essa diferença, então o melhor é provar no colo, porque mesmo que fique um pouco mais escuro no rosto, você fica toda da mesma cor.
T: Qual o erro mais comum das mulheres na hora de se maquiar?
VR: Tem algumas maneiras antigas de fazer maquiagem que permanecem até hoje. Algumas pessoas usam um corretivo muito claro na ideia de que ele vai iluminar e não funciona assim. Primeiro é preciso corrigir a olheira para depois passar o iluminador. Além disso, usar um corretivo mais claro direto pode acinzentar, dar aquele aspecto de que você tomou sol de óculos e entregar que você está usando maquiagem. Não fica natural. Esse é o erro mais frequente.
T: Qual é o jeito certo de passar blush?
VR: Sempre que dou aulas e chega na parte do blush, percebo que as pessoas ficam chocadas: “nossa, eu fazia assim e ninguém me falou”. Na verdade não é errado, mas existem jeitos antigos de passar blush. Antigamente, as pessoas passavam puxando para cima e fazendo bico, com a ideia de que isso afinava o rosto. Aí fica aquele negócio colorido para cima que não afina nada e ainda entrega que você está de blush. Ninguém fica corada perto da orelha, você fica corada na maçã do rosto e a ideia da maquiagem é imitar o natural. Por isso, o ideal é passar o blush apenas na frente do rosto. Você dá um sorrisinho e se localiza apenas pelo osso da maçã do rosto. Fica mais bonito!
T: Como fazer para o rímel não empelotar nos cílios?
VR: Duas coisas. Na hora de comprar o rímel, você tem que olhar se ele é para volume ou para alongar porque o de volume normalmente dá corpo e você tem que tomar cuidado na hora de passar para não ficar com esse efeito. Também é importante olhar o pincel. O efeito do rímel se dá por duas combinações: o formato do pincel e a fórmula. Um produto que faz volume tem um pincel com cerdas e um produto que alonga tem um pincel de pentinho ou de borracha, que são mais separados. O outro ponto é a validade. A partir do momento em que você abriu o rímel, ele dura seis meses. Depois desse tempo, já é um produto vencido e pode acontecer uma mudança na fórmula, que fica mais grossa e grudenta. É que nem leite: fechado, ele tem uma validade, mas, depois que você abre, as coisas mudam.
T: Existe alguma maneira para o lápis durar mais tempo no olho?
VR: É difícil dizer “faça isso porque vai durar para sempre” porque, nessa região, o próprio olho vai querer tirar qualquer coisa que esteja incomodando. Como o lápis não é parte do nosso corpo, ele vai tentar limpar. Mesmo assim, você pode tentar um lápis de longa duração. Eu particularmente gosto de usar o tipo cajal dentro olho, que é mais cremoso. É verdade, ele pode escorrer mais, mas ele dura mais também. Também uso um pó compacto com pincelzinho ao redor dos olhos porque ajuda o lápis a secar e ficar mais tempo.
T: Qual a maquiagem ideal para quem tem olhos pequenos?
VR: Se você quer esse olho meio misterioso, fechadinho, tudo bem. Você passa lápis preto dentro, passa máscara de cílios e vai ficar lindo. Agora, se você quer um olho maior, o ideal é substituir o lápis preto pelo bege na linha d’água dos olhos. Porque um lápis da cor do corretivo tira o vermelhinho e tem tonalidade parecida com a cor do fundo do olho, que não é branco, é um begezinho. Isso dá a impressão de que o olho é um milímetro maior e muda muita coisa. Outra coisa legal é passar um marronzinho para desenhar os olhos por fora e usar bastante máscara de cílios para dar a impressão de um olho mais aberto e mais descansado.
T: Como fazer para que o batom escuro dure mais e não borre?
VR: Como maquiadora, não consigo passar batom vermelho, vinho ou laranja sem o lápis de boca porque o resultado fica mais profissional. Quando você passa o batom direto, também pode conseguir fazer um contorno perfeito, mas o lápis ajuda a cor a ficar dentro da boca e dura mais tempo. O ideal é fazer um contorno com o lápis, pintar a boca toda com o lápis e em seguida passar o batom por cima. Com isso eu crio duas camadas de cor e o efeito dura mais tempo. Para não borrar, geralmente eu passo um pouquinho de pó com um pincel chanfrado ou reto em volta da boca. Isso ajuda a prender o batom dentro daquela região.
T: O curvex deve ser usado antes ou depois do rímel?
VR: O curvex deve ser usado sempre antes da máscara de cílios. Acho que o resultado fica menos grosseiro, além de evitar aquele aspecto de rímel empelotado e evitar que os cílios quebrem com o tempo. Também é preciso tomar cuidado para trocar o produto sempre que a borrachinha começar a ficar macia demais. Quando chega nesse ponto, ele para de curvar como deveria.
T: Quais são as dicas que você daria para as mulheres leigas em maquiagem que querem começar a se produzir?
VR: Fazer um curso ou assistir a um monte de tutoriais na internet, que são bem fáceis de entender. Também tem vários blogs de maquiagem, sites exclusivos e muito conteúdo com dicas básicas. Outro ponto principal é não ter medo, mesmo que você erre. Todo mundo já errou, eu já errei. Ou melhor, eu ainda erro. É sempre legal tentar alguma coisa nova. Se você só faz o lápis preto, tente um dia mudar a cor do lápis ou fazer o bege com o preto por fora do olho. O legal da maquiagem é experimentar. É ter seu porto seguro, que é o básico, com o corretivo, o blush e o rímel todos os dias, mas também ter um momento em que você olha no espelho e fala: “hoje vou fazer alguma coisa diferente, vou passar um delineador”. Maquiagem é treino, ninguém nasce sabendo, você aprende.
T: Existe alguma forma para passar delineador sem errar?
VR: É uma das coisas mais difíceis de fazer em maquiagem. Primeiro porque um olho não é igual ao outro e as pessoas querem fazer uma coisa simétrica onde não existe simetria. A verdade é que você precisa fazer o delineador meio torto para ficar reto.  Existem algumas técnicas, como usar um pincel chanfrado, que tem um ponto de apoio melhor que o de pontinha, ou passar primeiro o lápis para fazer o traço e depois o delineador. Mas a dica principal é tentar até conseguir. Você tem que começar pelo lado que não é boa. Naturalmente você começa fazendo um lado que tem mais facilidade, mas não é o certo. O melhor é começar pelo outro porque quando você consegue traçar o lado que tem mais dificuldade, na hora de copiar é mais fácil.
T: Como disfarçar rugas e marcas de expressão?
VR: O primeiro passo é evitar o excesso de pó compacto e facial porque ele dá impressão de pele mais envelhecida. Se preferir, pode usá-lo só na zona T (testa, nariz e queixo) com pincel e investir em produtos que vão antes da maquiagem, como o primer, que preenche a superfície da pele e minimiza as ondulações – é como se fosse uma argamassa transparente que deixa a pele mais lisa para receber a base. O BB Cream também é uma opção porque ele é completo, com cor, primer, hidratação e filtro solar. Ele preenche a superfície da pele, deixa mais tonalizada e você pode usar a base em cima para ter mais cobertura. E claro, é preciso usar filtro solar todos os dias.
T: Quais são os produtos "queridinhos" do momento?
VR: O bom de ser maquiadora e mulher é que eu posso testar os produtos em mim. Eu estou com um amor maior por blush e tenho três preferidos em casa, cada dia eu uso um. O blush líquido da Benefit, o Cha Cha Tint, que é como se fosse um esmalte laranja que você passa com o dedo e dá uma cor que parece que vem de dentro da pele. O outro é da Make Up For Ever, que é um blush da linha HD, com longa duração, e eu uso quando preciso ficar o dia todo maquiada. E o terceiro blush que eu estou usando é o em bastão da Nars, que tem um pouquinho de brilho e aparece mais.

Ordem certa para preparar a pele: "primeiro eu passo hidratante, depois passo um primer para minimizar os poros mais largos e visíveis se for necessário e, em seguida, uso uma base fina e líquida. Pode ser um hidratante com cor também  vai depender muito do gosto e do quanto a pele precisa de cobertura. Só no fim uso o corretivo porque a base já vai neutralizar muita coisa. Se você passar o corretivo depois, acaba colocando menos produto. O resultado fica mais natural, menos com cara de 'oi, me maquiei!'", diz a maquiadora Foto: Edson Lopes Jr / Terra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho volte sempre!