24 de outubro de 2011

Poros dilatados são queixa frequente entre as mulheres; saiba como amenizar o problema

ISABELA LEAL 
Colaboração para o UOL
  • Thinkstock
    Não se iluda, a pele perfeita das capas de revista - em que os poros não existem - só tem uma solução: Photoshop!
De uns tempos para cá, rugas, manchas e flacidez do rosto, dividem a preocupação das mulheres com outro problema: os poros dilatados. Sim, o fato inusitado é verdadeiro e tem até nome: porexia. O termo veio à tona quando a dermatologista Mary. P. Lupo, professora da Tulane University School of Medicine, de Nova Orleans (EUA), percebeu uma preocupação excessiva de suas pacientes com o tamanho dos poros da face. A médica americana – especialista e referência internacional em tratamentos não cirúrgicos para rejuvenescimento – relata que as mulheres, com poros dilatados, que atende em seu consultório, clamam “com angústia” por algum tratamento para minimizar os poros.
Por aqui, a preocupação não chega a ser uma paranoia, como para as americanas, mas é relevante. “As pacientes são categóricas e dizem: "Meus poros são muito dilatados", "Quero reduzir o tamanho dos meus poros", é uma preocupação bem pontual, que deixa, inclusive, o problema da oleosidade excessiva em segundo lugar”, relata o dermatologista João Carlos Lopes Simão, coordenador do ambulatório de Cosmiatria do Hospital das Clínicas da USP, de Ribeirão Preto (SP). “Não chega a ser uma obsessão como a mídia americana insinua, mas com certeza é uma queixa constante nas consultas”, conta também a dermatologista Samanta Nunes, da Clínica Corium, de São Paulo, e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
A explicação para tamanho desconforto é porque a beleza tem relação direta com uma pele perfeita. E poros abertos comprometem o aspecto dessa cútis lisinha que idealizamos. Porém, alimentar esse desejo por uma pele perfeita pode render uma enorme frustração, já que mulheres comuns, da vida real, nunca vão conseguir ter pele de capa de revista – o que produz aquele efeito, totalmente livre de poros, é o tão falado Photoshop, que modifica as imagens tornando-as próximas à perfeição. Sendo assim, só nos resta amenizar o problema cuidando da pele diariamente e, claro, tirando proveito de alguns truques de maquiagem que ajudam bastante nessa batalha.


Causa e efeito
  • Thinkstock
O tamanho dos poros é definido pela genética. E a principal causa, deles se tornarem tão visíveis, é o excesso de oleosidade na pele. “Os poros da pele oleosa são preenchidos com sebo e restos de células mortas que os deixam dilatados, tornando-os mais evidentes. Quando examinamos um paciente, um dos sinais clínicos de que ele possui pele oleosa é a presença de poros muito abertos, que são assim justamente por conta desse acúmulo de gordura e de células mortas”, justifica João Carlos.
Poros dilatados são uma disfunção estética da pele, não uma doença, porém quando as consequências dessa característica atingem níveis elevados passam sim a ser considerados uma doença, de acordo com Samanta Nunes. “Quanto maior, mais obstruído o poro. E quando os poros ficam muito entupidos, eles se tornam comedões (cravos) que já são considerados uma doença de pele: a acne grau I”, explica a médica.


Cuidados diários

Quanto mais limpo o poro, menor ele vai parecer. Portanto, a ordem é manter a pele limpa. A seguir, o dermatologista João Carlos Lopes Simão, da USP de Ribeirão Preto, ensina os cuidados essenciais.

Limpeza da pele: deve ser feita de duas a três vezes ao dia, com produtos próprios para a pele oleosa: espuma de limpeza e sabonete líquido, para as oleosas em geral; loção de limpeza e géis espumantes sem sabão, para as sensíveis, que irritam com facilidade.
Uso de um adstringente: o tônico, nesse caso, deve ser adstringente, pois contém substâncias que controlam a oleosidade por mais tempo. Aplicar sobre a pele limpa.
Hidratação: depois do tônico, aplicar um hidratante para pele oleosa com agentes seborreguladores (basta ler a embalagem).
Proteção solar: é imprescindível o uso de um protetor solar próprio para a pele oleosa (gel, gel-creme ou loções oil-free). A exposição diária ao sol piora o problema, pois estimula a produção de sebo, deixa a pele mais grossa e os poros mais evidentes com o tempo. “E não basta ser qualquer protetor. Os inadequados para a pele oleosa, como loções cremosas e cremes, provocam a dilatação dos poros”, alerta o médico.
À noite: sobre a pele limpa e tonificada é importante aplicar um creme que tenha alguns dos derivados da vitamina A: ácido retinóico, tretinoína, isotretinoína ou adapaleno, que precisam ser prescritos por um médico. Ou que tenha ácido salicílico, gluconolactona, ácido glicólico ou zinco, ingredientes que podem estar presentes em cosméticos de venda livre.
Esfoliante: é importante usar de 1 a 2 vezes por semana para remover o cúmulo de sebo e restos de células mortas no interior dos poros e deixá-los menores. Mas é bom não esfoliar a pele mais de duas vezes na semana para não estimular ainda mais a produção de oleosidade. Uma dica parecida serve para a limpeza do rosto, não se deve lavar mais de três vezes ao dia, para evitar efeito rebote.
Dica importante: “Pele oleosa não significa pele hidratada. Pessoas com pele oleosa e poros dilatados também precisam hidratar a pele com produtos específicos”, alerta João Carlos.
Tratamentos no consultório

Além dos cuidados diários, que são grandes aliados para deixar os poros menores, alguns procedimentos feitos em consultório também podem auxiliar bastante. “Os peelings promovem uma esfoliação removendo o sebo e os restos celulares no interior dos poros, além de também afinar a pele, porque removem a camada superficial, tornando os poros menos evidentes. Os tratamentos a laser alteram a textura da pele deixando os poros menos evidentes também”, explica o professor da USP, João Carlos Lopes Simão, ao enfatizar que esses tratamentos não são definitivos, para manter os resultados por mais tempo vale investir nos cuidados diários.
“Esses tratamentos melhoram muito a aparência da pele, que fica mais homogênea, a luz reflete melhor e o rosto fica com um aspecto mais saudável”, exemplifica a dermatologista Samanta Nunes


A maquiagem ideal

A maquiagem pode ser uma grande aliada para minimizar o aspecto dos poros dilatados. Para tirar proveito desses truques, veja abaixo as dicas do maquiador Rosevelt Vanini, do salão C.Kamura, de São Paulo, e também da dermatologista Samanta Nunes, que avalia os produtos sob o ponto de vista da saúde da pele:

  • Thinkstock
Uma base mousse (essa informação vem no rótulo) ou um foundation, garantem um acabamento aveludado, pois espalham melhor favorecendo um resultado uniforme
A maneira de aplicar a base também influi. O certo é passar com movimentos circulares para dar polimento e cobrir os poros dilatados.
Para quem gosta de pó, o ideal é aplicar muito pouco e, de preferência, um pó translúcido. Para não craquelar e não dar um aspecto pesado, de pele grossa.
primer deve ser mais consistente, para saber só mesmo vendo o efeito visual na pele. Basta experimentar antes de comprar. O primer com essa característica deixa a pele mate e uniforme.
Na hora de comprar os itens de maquiagem, evite produtos pesados (muito densos) e muito oleosos, pois eles tendem a obstruir os poros. Verifique se o produto tem no rótulo a palavra não comedogênico ou oil free – isso é fundamental.
Jamais durma com maquiagem e na hora de retirá-la, faça uma limpeza eficiente. Caso contrário, resíduos de produtos podem ficar retidos no interior do poro, dilatando-os ainda mais.

Copiei essa diquinha da Uol...Pois achei de suma importância, sempre bom saber cuidar da pele, e os sempre problema poros...
Bjus espero que gostem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho volte sempre!