18 de novembro de 2008

"Sinais"em Ipuaçu (SC)

"Eram 9h15 da noite da segunda-feira, dia 10. Eu abri janela do quarto e vi um disco grande, não sei dizer o tamanho, mas era grande; tinha luzes vermelhas dentro, tipo um neon, e dois triângulos em cima, com luzes verdes, neon também. Ele girava bem lentamente. Fiquei olhando até umas quinze para a meia-noite. Do disco, saía um círculo, tipo uma sombra, do mesmo formato das marcas que apareceram nas plantações. Eu creio, não tenho certeza, mas acho que 'ele' estava tentando pousar e não conseguia, e que o círculo aparecia quando tentava pousar. Fiquei espantada, mas curiosa. Chamei os vizinhos, outras pessoas vieram e também viram. Liguei para a rádio da cidade, mas ninguém atendeu."
Os círculos que apareceram em duas plantações em Ipuaçu (SC) têm cerca de 20 m de diâmetro
Assim Ana Clei Teixeira, funcionária de um supermercado, relata sua visão de um objeto não identificado no céu de Ipuaçu, no interior de Santa Catarina. Na cidade de apenas 6,8 mil habitantes não se fala em outra coisa: de sábado para domingo apareceram, em duas plantações, círculos de aproximadamente 20 metros de diâmetro, cuja origem desconhecida suscitou os rumores de que a região tenha sido visitada por seres de outros planetas.
A maioria dos curiosos que visitam as plantações é do próprio município e das proximidades
"Todo mundo está apavorado, com um olho na terra e o outro no céu", contou Mauro Beviláqua, funcionário da prefeitura da cidade. Segundo seu depoimento, os dois círculos são idênticos e apareceram em duas propriedades, uma delas a 500 metros do perímetro urbano e outra a cerca de 4 km, em uma plantação de trigo e outra de triticale (híbrido de trigo e centeio), próximas a uma rodovia. Segundo estimativa da prefeitura, de 5 a 10 mil pessoas visitaram o local - talvez mais que a população da cidade.
O agrônomo Otacílio Pasa e o ufólogo Ademar José Gevaerd examinam o trigo amassado
"Pessoa, acho que não poderia ter sido, porque é uma coisa muito bem-feita", contou o proprietário da plantação de triticale, Nilson Biasotto, que encontrou a marca quando realizava a colheita. Desde então, ele estima que cerca de 5 mil pessoas tenham ido ver as marcas.

Os boatos fizeram com que Ivo Luís Dohl, radialista de Xanxerê (a 25 km de Ipuaçu), crente de que "não estamos sozinhos no universo", convidasse o ufólogo Ademar José Gevaerd para visitar o local. Gevaerd, um professor de química que abdicou da profissão em 1986 para se dedicar exclusivamente à ufologia, é fundador e presidente do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores - "a maior entidade do gênero do hemisfério sul", de acordo com sua home page - e editor da revista UFO.

O especialista no assunto descartou a possibilidade dos círculos terem origem terrena: "Não podemos afirmar com garantia do que se trata, mas uma coisa é certa: aqueles círculos não foram feitos pela mão humana e nem por fenômenos da natureza, atmosféricos ou meteorológicos".

Gevaerd lista as peculiaridades que, em sua opinião, impossibilitam a confecção dos círculos por pessoas: a dimensão considerável das figuras, o fato delas serem idênticas, apesar de distarem 5 km uma da outra, e a maneira como os caules foram dobrados (todos uma única vez, no sentido horário, formando uma espiral e sem vestígios de queimadas ou quebras - o que segundo o estudioso, afasta a possibilidade das formas terem sido causadas por máquinas agrícolas).

Gevaerd compara o caso com outros ocorridos no estado de São Paulo, nas cidades de Buritama, Riolândia e Peruíbe. "Lá, tratavam-se de marcas de pouso de naves. Em Ipuaçu, são sinais, mensagens de comunicação como aquelas que apareceram na Inglaterra, na década de 70". A comunidade ufóloga ainda não tem interpretações sobre o significado dessas mensagens.

"Balela de quem quer vender notícia"
Milton Dino Frank Junior, presidente do Centro de Ufologia Brasileiro (CUB), não partilha da análise de Gevaerd: "A hipótese desses cículos terem sido feitos por humanos é de 99,99%. Esse fenômeno é muito comum no mundo, na Inglaterra, inclusive, foram divulgados vídeos de pessoas fazendo essas formas com cordas durante a noite". Segundo Junior, uma pesquisadora do CUB, que foi até Ipuaçu, relatou que os desenhos não eram nada demais e chegavam a ser "mal-feitos".

"Por que alguém viajaria anos-luz para chegar aqui e desenhar uma bolinha? Não tem sentido. Para nós, ufologia é uma questão de segurança do espaço aéreo, porque aparecem luzes no céu que ninguém sabe o que são e se podem ser ameaças ou não. Mas esses sinais em plantações são balela de quem quer vender notícia ufológica. Há relatos de pessoas que fizeram isso para atrair visitantes para cidades que estavam falidas".

Os chamados "crop circles" (círculos nas colheitas) já foram vistos em diversos países e, desde que surgiram, suscitam expectativas sobre contato com extraterrestres. Muitos, no entanto, tem autoria assumidamente humana, como no caso das obras dos ingleses Doug Bower e Dave Chorley - que renderam a seus autores o prêmio 'Ig Nobel' (o 'Nobel' das criações inúteis) em 1992. Outro forte candidato ao prêmio poderia ser um estudo publicado na Inglaterra em 2000 que chegou à conclusão que 80% dos círculos feitos no Reino Unido eram de origem humana.
Beviláqua negou que Ipuaçu esteja faturando com essa história. Segundo ele, não há aumento de turistas na cidade por conta dos círculos, já que Ipuaçu nem mesmo conta com uma rede hoteleira: "Quem vem para cá fica em Xanxerê ou em um hotel na estrada, a 14 km daqui". Mas não dá para dizer que a prefeitura esteja indiferente ao "fenômeno": a história chegou a ser divulgada no site oficial da cidade, com direito a imagens.

A maioria de visitantes das plantações é formada por moradores do próprio município e das proximidades. Albino Arcari, dono de um hotel em Xanxerê conta que os clientes do hotel tem comentado muito sobre o assunto, mas exceto pelo ufólogo Gevaerd, ninguém se hospedou lá por conta dos desenhos. "Para ver os círculos vão muitas excursões de escolas de municípios da região", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho volte sempre!