21 de fevereiro de 2007

como será o mundo....

Como será o mundo em 2015 se os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) forem alcançados? Mais de 500 milhões de pessoas serão removidas da extrema pobreza. Mais de 300 milhões não sofrerão mais de fome. Haverá também um progresso dramático na saúde infantil. Ao invés de morrerem antes dos cinco anos de idade, 30 milhões de crianças serão salvas. Bem como as vidas de mais de 2 milhões de mães.

Há mais. Atingir os objetivos significará que 350 milhões de pessoas passarão a ter acesso a água potável segura e 650 milhões passarão a usufruir dos benefícios do saneamento básico, o que permitirá que vivam com mais saúde e dignidade. Centenas de milhões de mulheres e meninas a mais passarão a freqüentar a escola, terão acesso a oportunidades econômicas e políticas, e terão mais proteção e segurança. Por trás desses números imensos estão as vidas e a esperança das pessoas que buscam novas oportunidades de acabar com a pesada carga da pobreza e de contribuir para o crescimento e renovação econômica.

Os ODM constituem as metas de redução da pobreza mais amplamente apoiadas, mais abrangentes e mais específicas que o mundo já estabeleceu, por isso sua importância é múltipla. Para o sistema político internacional, constituem a estrutura que sustenta a política de desenvolvimento. Para mais de um bilhão de pessoas que vivem na extrema pobreza, representam os meios para uma vida produtiva. Para todo o planeta, constituem o pivô para um mundo mais seguro e pacífico.

Atingir os objetivos depende, em grande parte, de investimentos essenciais em infra-estrutura e capital humano que permitam aos pobres participar da economia global, ao mesmo tempo empoderando os indivíduos carentes com direitos econômicos, políticos sociais que permitirá usufruírem plenamente da infra-estrutura e do capital humano, onde quer que escolham viver.

O envolvimento e a participação da sociedade civil são essenciais para uma governança eficaz, por dar destaque a atores importantes, assegurar a relevância dos investimentos públicos, conduzirem a decisões que melhor atendam às necessidades das pessoas, bem como fiscalizar a formulação e a implementação das políticas governamentais.

Para atingir os objetivos, os governos devem trabalhar ativamente com todos os segmentos, particularmente com as organizações da sociedade civil e o setor privado. As organizações da sociedade civil podem ajudar a formular estratégias nacionais, prestar serviços, defender direitos humanos e supervisionar o governo no combate à corrupção e à má gestão. O setor privado é o lugar para a criação de empregos e crescimento de longo prazo da renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho volte sempre!